amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Instabilidade no setor provocada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Acidentes no setor elétrico: não faça parte das estatísticas

30/01/2023

O tecido empresarial português está organizado pelos vários setores da economia (primário, secundário e terciário), estando algumas atividades intrinsecamente associadas ao setor elétrico, como sendo a produção, o transporte, a distribuição, e o consumo final desse vetor energético.

Por outro lado, cada uma destas áreas apresenta os seus desafios, seja ao nível do projeto, da execução ou da manutenção, em especial, nas condições de operacionalidade, no estrito cumprindo da regulamentação, das regras técnicas, e de segurança, aplicáveis, durante a exploração de uma instalação.

A averiguação das causas dos acidentes relacionados com o sector elétrico em Portugal é uma tarefa vital para garantir a segurança no trabalho. No âmbito das competências da ENSE nesta matéria, no triénio 2020-2022 foram reportados 44 acidentes em 14 distritos [ver estatísticas aqui], constituindo um desafio para a ENSE a identificação da causa raiz destas questões. Com um levantamento rigoroso dos factos, inquérito público e análise cuidadosa, o objetivo da ENSE é identificar que tipo de incidentes ocorrem para que se possam encontrar soluções e criar procedimentos com vista à segurança. A determinação precisa da origem destes acidentes é essencial para proteger tanto as pessoas como as infraestruturas associadas a este sector.

É imperativo compreender que a grande maioria dos acidentes são evitáveis, pois têm origem no erro humano, na falta de conhecimento, na ausência de planeamento adequado das intervenções, na falta do adequado comissionamento no momento das intervenções, na falta de comunicação adequada entre entidades, bem como no insuficiente número de trabalhadores alocados a uma determinada atividade.

Infelizmente, os acidentes não acontecem apenas por falta de experiência, mas também por excesso de confiança, nomeadamente nos trabalhos executados em baixa tensão, indicando a necessidade de adotar precauções enquanto se trabalha com eletricidade, ou nas suas imediações, uma vez que se pode traduzir numa atividade extremamente perigosa. As taxas de ferimentos e fatalidades podem ainda ser reduzidas se as medidas de segurança apropriadas forem seguidas pelas empresas e os seus trabalhadores. Para esse efeito, a ENSE aposta na prevenção e sensibilização dos cidadãos e trabalhadores do sector sobre os perigos potenciais e como adotar medidas preventivas através de instruções e procedimentos de segurança adequados. É convicção da ENSE, que o número médio de acidentes relacionados com a eletricidade em Portugal poderá diminuir com o tempo, pelo que estão a ser estudados mecanismos que permitam alcançar um setor cada vez mais seguro.

Não queremos que faça parte das estatísticas, trabalhe em segurança.