Conferência e Assembleia Geral da RELOP têm presença da ENSE

28/10/2019

A Entidade Nacional para o Setor Energético esteve presente, nos dias 24 e 25 de outubro, em Luanda, Angola, para participar na XII Conferência da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, bem como na XI Assembleia Geral desta Associação.

A Conferência, subordinada ao tema “Transição Energética e Desafios Regionais” foi palco de um debate sobre diferentes perspetivas relacionadas com a evolução da política energética sustentável nos países de língua oficial portuguesa, bem como outros assuntos alusivos aos desafios regionais no acesso universal à energia e à igualdade do género no setor.

A Assembleia Geral, por sua vez, permitiu a eleição dos órgãos sociais 2020-2021, assim como a comunicação de informação de gestão financeira e a organização da Conferência e Assembleia Geral de 2020, entre outros. Em consequência, foi eleita para a Presidência da Direção a ANEEL do Brasil.

A RELOP foi formalmente constituída como associação em janeiro de 2018, tendo como outorgantes a Entidade Nacional para o Setor Energético e a ERSE, contando, atualmente, com doze membros de seis países, com a adesão na XI Assembleia Geral de um novo membro – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), de Angola.