ENSE sobe o seu nível de Rating

13/09/2019

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), no âmbito do processo formal de classificação e notação efetuada pela ARC Ratings, viu ser reforçada a sua classificação passando de BB+ para BBB- devido à recuperação da cobertura da dívida financeira pelo valor de mercado das reservas petrolíferas na posse desta entidade.

A ARC Ratings realça ainda “que a capacidade de pagamento da ENSE das obrigações decorrentes do empréstimo obrigacionista sujeito a notação, continua adequada”, tendo ainda alterado a tendência da notação de Positiva para Estável refletindo assim a atualização realizada em maio de 2019 do rating da República Portuguesa.

Deste modo, como é evidenciado neste relatório, as despesas da ENSE (incluindo os custos financeiros) são totalmente cobertos pelas suas receitas correntes gerando em 2018 um EBITDA positivo de 2,958 milhões de euros.

É ainda destacada a relação estável e positiva com os operadores de mercado bem vísivel também no facto da ENSE continuar a assegurar uma quantidade de reservas estratégicas bem acima dos mínimos legais de 30 dias, situando-se neste momento em torno dos 50 dias.

No âmbito das suas obrigações legais, a ENSE submeteu a informação junto da CMVM.

 

Documentação Associada