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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Impacto da crise pandémica nas vendas de combustíveis rodoviários em 2020

25/02/2021

O ano de 2020 foi um período revestido de um cenário excecional, com um nível de recessão histórico em consequência direta do aparecimento da crise pandémica que conduziu a decisões difíceis de restrições e confinamento. Estas decisões inevitáveis, que foram concretizadas um pouco por todo o mundo, tiveram o necessário efeito de garrote sobre os níveis de atividade económica e social da nossa sociedade, com consequências nos níveis de procura e consumo de combustíveis rodoviários.

Deste modo, a ENSE, tendo por base os registos efetuados junto do Balcão Único da Energia, foi efetuando uma monitorização constante da evolução dos níveis de vendas de combustíveis rodoviários nos postos de abastecimento retalhistas de Portugal ao longo de 2020, para avaliar os impactos e efeitos que esta crise atípica e extraordinária teve neste indicador relevante, que tem uma correlação muito forte com a evolução dos níveis de atividade do país.

Assim, no quadro seguinte é possível verificar que , analisando os gasóleos e gasolinas rodoviárias, houve uma quebra face ao ano anterior de 11,34% no gasóleo e 13,16% na gasolina, sendo que no total se registou uma descida de 11,79%, traduzido em menos de cerca 577,7 milhões de litros vendidos nos postos de abastecimento.

 

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Totais de Vendas em Postos de Abastecimento (litros)
Produtos20192020Variação Homóloga
Gasóleos Rodoviários3 702 677 337,313 282 664 171,88-11,34%
Gasolinas Rodoviárias1 196 291 502,131 038 801 365,36-13,16%
Total de Vendas de Combustíveis Rodoviários4 898 968 839,444 321 465 537,25-11,79%

 

Se analisarmos, os quadros e gráficos seguintes, o volume de vendas ao longo do ano de 2020 face ao verificado no ano anterior, podemos facilmente constatar que as quedas abruptas estão claramente relacionadas com as principais decisões de confinamento de março e de outubro, com a curiosidade da intensidade dos efeitos de contração serem claramente inferiores na segunda fase de confinamento onde a variação homóloga face a 2019 é muito menor, o que mostra que houve uma maior adaptação das atividades empresariais e familiares no decurso da segunda vaga da pandemia.

Assim, no caso do gasóleo rodoviário (que inclui o gasóleo simples e o gasóleo rodoviário aditivado), as vendas mensais ao longo do ano de 2020 foram:

Evolução das vendas de gasóleo de Janeiro a Dezembro
Vendas em Postos de Abastecimento (em litros)
Gasolina Rodoviária (Total)20192020Variação Homóloga
Janeiro95 135 922,1697 361 539,502,34%
Fevereiro86 293 668,4695 739 292,7810,95%
Março99 199 198,3774 553 831,92-24,84%
Abril96 169 634,1043 393 616,47-54,88%
Maio100 955 164,1770 925 943,63-29,75%
Junho102 834 931,0185 387 598,53-16,97%
Julho110 412 677,05102 176 724,26-7,46%
Agosto117 456 551,49113 524 514,45-3,35%
Setembro93 601 237,4896 654 063,973,26%
Outubro98 504 227,5894 475 144,46-4,18%
Novembro93 350 479,3978 657 558,66-15,74%
Dezembro102 377 810,8785 951 536,73-16,04%
Total1 196 291 502,131 038 801 365,36-13,16%

 

 

No caso da gasolina rodoviária (que inclui, a gasolina simples IO 95, gasolina IO 95 Aditivada, gasolina IO 98 e gasolina IO 98 Aditivada), as vendas mensais ao longo do ano 2020 foram:

Evolução das vendas de gasóleo de Janeiro a Dezembro
Vendas em Postos de Abastecimento (em litros)
Gasóleo Rodoviário (Total)20192020Variação Homóloga
Janeiro304 642 255,38310 808 990,902,02%
Fevereiro278 657 079,50297 603 684,916,80%
Março307 061 092,91243 390 705,93-20,74%
Abril304 944 207,54157 880 060,45-48,23%
Maio317 926 260,75231 406 984,76-27,21%
Junho310 350 196,13268 776 408,07-13,40%
Julho335 911 983,72313 963 406,24-6,53%
Agosto335 536 881,46326 603 316,17-2,66%
Setembro283 761 814,80301 027 058,286,08%
Outubro313 465 552,58300 366 808,96-4,18%
Novembro299 499 321,33259 597 708,06-13,32%
Dezembro310 920 691,21271 239 039,16-12,76%
Total3 702 677 337,313 282 664 171,88-11,34%

 

 

Deste modo, resulta claro que a trajetória das vendas de combustíveis rodoviários durante o ano de 2020 foi objetivamente influenciada pela crise pandémica e pelas necessárias decisões de confinamento que conduziram a descidas acentuadas na procura e consumo das famílias e empresas. Esta constatação é ainda mais evidente quando se analisam os meses de janeiro e fevereiro, ainda antes do eclodir da pandemia, que registaram subidas homólogas face aos mesmos períodos de 2019, podendo também identificar-se o período entre julho e setembro onde a recuperação das vendas acompanhou algum do desconfinamento gradual que foi sendo implementado.

Assim, comprova-se que a pandemia teve muitos efeitos nefastos na economia e, desse modo, também se explicam os muitos cuidados que foram tidos para calibrar medidas por forma a procurar minimizar os danos que, já se sabiam, iam fazer-se sentir no normal funcionamento do país. É expectável que esta situação de condicionamentos seja ainda sentida durante, sobretudo, o 1º semestre de 2021, esperando-se que com o decurso do plano de vacinação seja possível promover um desconfinamento gradual e, desta vez, irreversível.