amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Instabilidade no setor provocada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Comunicação de Acidentes

 

Com a entrada em vigor, no passado dia 01 de setembro de 2018, do Decreto-Lei n.º 69/2018, de 27 de agosto, a ENSE assume agora competências legais para: “Averiguar e avaliar as causas dos acidentes no sector da energia” – cfr. alínea b) do n.º 1 e alínea s) do artigo 3.º do referido Decreto-Lei.

Assim, em caso de acidente/incidente que envolva o setor energético, e/ou as instalações/equipamentos relacionadas/os com esta atividade, o mesmo deverá ser comunicado de imediato a esta Entidade Pública (ENSE), com o envio dos respetivos elementos e contatos telefónicos dos responsáveis das instalações/equipamentos.

A comunicação deste tipo de acidentes/incidentes poderá ser feita através do formulário de contacto abaixo ou para o email: acidentes@ense-epe.pt.

Para um contacto imediato, utilize o número 91 20 20 020, especificamente reservado para a comunicação de acidentes/incidentes.

Receberá uma cópia dos dados submetidos, por email, após a submissão do formulário

     

    Registo de Acidente

    A ENSE disponibiliza nesta secção, a ficha disponível para o registo de acidentes no setor da energia, por parte dos operadores do setor.

     

    DocumentoDownload
    Ficha de Registo de Acidentes no Setor da Energia

     

    Manual de Averiguação de Acidentes

     

    DocumentoDownload
    Manual de Procedimentos de Averiguação e Análise de Acidentes no Setor da Energia