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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo aceleram em março

16/04/2021

As introduções ao consumo em Portugal registaram uma recuperação durante o mês de março atingindo um valor total de 501 445 toneladas (+92 093 toneladas face ao mês anterior, o que corresponde a +22,50%), sendo que, em comparação com o mesmo período de 2020, a evolução homóloga é claramente melhor do que a verificada em meses anterior, o que mostra alguma recuperação de atividade económica. É de destacar ainda o facto das Introduções ao Consumo de Gasóleo (sem JET) terem sido 3,29% superior ao verificado em março de 2020, e a Gasolina registar apenas uma redução homóloga de 1,08% face ao mesmo período do ano anterior.

 

Introduções ao Consumo (ton)Fev/21Mar/21Variação (ton)Variação (%)
Cat. A - Gasolina47 64864 93417 28636,28%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)291 851361 87870 02723,99%
Cat. B - Jet18 18723 3095 12228,16%
Cat C - GPL + Fuel 51 66651 324-342-0,66%
Totais409 352501 44592 09322,50%

 

Introduções ao Consumo (ton)Mar/20Mar/21Variação (ton)Variação (%)
Cat. A - Gasolina65 64464 934-710-1,08%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)350 357361 87811 5213,29%
Cat. B - Jet72 62523 309-49 316-67,91%
Cat C - GPL + Fuel 62 52051 324-11 196-17,91%
Totais551 146501 445-49 701-9,02%

 

Fonte: Balcão Único da Energia

 

Deste modo, estes indicadores registados pelos operadores obrigados através do Balcão único da Energia, são certamente os primeiros reflexos das medidas de desconfinamento gradual que se iniciaram durante o mês de março e que, caso não se registem novas restrições, deverá começar uma trajetória de recuperação mais robusta, sendo que todos os organismos internacionais estimam que durante o 2º semestre a aceleração das introduções ao consumo deverá ser mais robusta.