Filipe Meirinho foi reconduzido no cargo de Presidente do Conselho de Administração
Nos termos do disposto nos Estatutos da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), E.P.E. e do enquadramento legal em vigor, o Governo através do Despacho nº4208-A/2021, de 23 de abril de 2021 assinado pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática e pelo Secretário de Estado do Tesouro, designou os membros do conselho de administração da ENSE para um mandato de três anos, tendo decidido reconduzir Filipe Meirinho no cargo de Presidente do Conselho de Administração e designar para o cargo de vogal executivo Alexandre Rodrigues Fernandes.
No despacho é destacada “a idoneidade, experiência e competências profissionais dos ora designados, para o desempenho dos cargos”, tendo, nos termos do disposto do nº3 do artigo 13º do Estatuto do Gestor Público, havido pronuncia favorável por parte da Comissão de Recrutamento e Seleção da Administração Pública (CRESAP).
Filipe Meirinho, Licenciado em Direito, Mestre de Direito e Ciência Jurídica e Doutorando em Direito, é o Presidente do Conselho de Administração da ENSE desde 7 de dezembro de 2016, tendo sido anteriormente Diretor da Unidade de Produtos Petrolíferos da ENMC e Diretor Nacional de Operações da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Foi também Professor Convidado na Universidade Autónoma de Lisboa no Curso de Pós-Graduação em Gestão e Direção de Segurança.
Alexandre Rodrigues Fernandes, Licenciado em Gestão, possui um MBA em Marketing Management, e foi até à data Administrador e fundador da Wattguard Portugal, S.A., tendo sido anteriormente diretor-geral da Agência para a Energia (ADENE) e Presidente da rede europeia de agências de energia (EnR). Foi também docente no Instituto Superior de Economia e Gestão na pós-graduação de Economia de Energia e Desenvolvimento Sustentável.
Pode consultar o despacho aqui.