Pelo segundo ano consecutivo, a ENSE renova a sua parceria na divulgação da campanha “Portugal Chama”, a campanha nacional com a chancela da República portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e que está em televisão, rádio, imprensa, digital e outdoors, juntamente com o site e o número 808 200 520.
Ciente da importância que representa a sensibilização e informação junto da população, para a limpeza de terrenos, e do risco associado às queimas e queimadas, a ENSE participa desta causa, com o objetivo de fazer chegar esta campanha a ainda mais pessoas, contribuindo, desta forma, para um país protegido de incêndios.
A par da campanha em vigor surge, este ano, o projeto “Raposa Chama” que nas palavras da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF) “mais do que um projeto, é um movimento coletivo e inclusivo, desenhado para chegar a todas as crianças e jovens, entre os 5 e os 12 anos, através da escola, dos professores, da família e de toda a comunidade”. Tem como objetivo sensibilizar e educar as crianças e jovens para os comportamentos de risco de incêndio, acreditando que no presente podem ter o papel crucial de sensibilizar os adultos, principalmente através da sua rede familiar.
“Raposa Chama” chega às crianças e jovens através da Banda da Floresta, constituída por quatro personagens muito divertidas e irreverentes que usam o rap para passar a mensagem – ‘Com o fogo não se brinca’.
Respeite as regras e as boas práticas. E em caso de incêndio, ligue 112 e siga as recomendações das autoridades.