A campanha “Portugal Chama” é uma campanha nacional com a chancela da República portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e que está em televisão, rádio, imprensa, digital e outdoors, juntamente com o site e o número 808 200 520.
Face ao aumento de perigo de incêndio rural, com o País em situação de maior perigosidade de 8 a 14 de julho (que se poderá ainda prolongar para além desta data), principalmente a partir do próximo domingo, dia 10, solicita-se o reforço, a partir de hoje, dia 7 de julho, de preferência, das mensagens ‘Portugal Chama’ (posts para os próximos dias) nas vossas redes sociais e por outros canais que possam mobilizar.
É expectável, face às previsões, que durante o período referido tenhamos situações de perigo meteorológico extremo que implicam riscos e portanto cuidados redobrados, pelo que necessitamos deste esforço coletivo para evitar que comportamentos de risco ponham em causa a segurança de todos e também o nosso património. As causas negligentes constituem a principal origem de incêndios rurais em Portugal!
Só com a colaboração de TODOS poderemos manter Portugal protegido de incêndios rurais graves.
Respeite as regras e as boas práticas. E em caso de incêndio, ligue 112 e siga as recomendações das autoridades.