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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo com evolução positiva em outubro

28/11/2022

As introduções ao consumo voltaram a registar uma evolução positiva, no passado mês de outubro, com um crescimento total de 5,62% (+37 394 toneladas) face ao mesmo período do ano anterior, com destaque para o crescimento de 39,40% no Jet e na categoria C (GPL e Fuel) de 18,57%, havendo por outro lado reduções ligeiras na gasolina (-0,81%) e no gasóleo (-2,74%).

Introduções ao Consumo (ton)Out/21Out/22VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina92 83392 084-749-0,81%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)421 019409 495-11 524-2,74%
Cat. B - Jet103 091143 71040 61939,40%
Cat C - GPL + Fuel 48 71357 7619 04818,57%
Totais665 656703 04937 3945,62%

Se compararmos estes indicadores, obtidos após o registo efetuado pelos operadores junto do Balcão Único da Energia, face ao mês anterior, constata-se um ligeiro recuo de 1,84% (-13 143 toneladas).

Introduções ao Consumo (ton)Set/22Out/22VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina98 38392 084-6 299-6,40%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)407 500409 4951 9950,49%
Cat. B - Jet153 741143 710-10 031-6,52%
Cat C - GPL + Fuel 56 56957 7611 1922,11%
Totais716 192703 049-13 143-1,84%

Já se compararmos os registos face ao mesmo período do último ano pré-pandémico (2019), constatamos que os valores totais estão 3,74% abaixo.

Introduções ao Consumo (ton)Out/19Out/22VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina86 88592 0845 1995,98%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)437 217409 495-27 722-6,34%
Cat. B - Jet144 223143 710-513-0,36%
Cat C - GPL + Fuel 62 02957 761-4 268-6,88%
Totais730 354703 049-27 304-3,74%

Para além disso, importa ainda verificar qual a evolução acumulada no período que vai de janeiro a outubro, e onde podemos concluir subidas homólogas face a 2021 em todas as categorias e, que se traduz numa subida total de 20,35%, sendo que se compararmos com 2017 estamos 2,7% abaixo, mas em clara aproximação com os valores então verificados, apesar do atual desafio inerente aos níveis elevados da inflação que poderão ajudar a condicionar os níveis de procura e consumo.

Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Outubro20212022Variação Homóloga (%)
Categoria A788 165912 07715,72%
Categoria B (sem jet)3 780 3004 103 8448,56%
Categoria B (Jet)605 2821 269 825 109,79%
Categoria C497 309539 2208,43%
Totais5 671 0566 824 96520,35%
Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Outubro20192022Variação Homóloga (%)
Totais7 014 5966 824 965-2,70%
Fonte: ENSE

Esta trajetória de evolução das introduções ao consumo em 2022 irá influenciar de sobremaneira o nível de reservas que se terá que cumprir no 2º semestre de 2023 e que se traduzirá num reforço substancial do volume constituído pela ENSE.