Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE marca presença nas Reuniões da AIE em Paris

29/11/2022

A ENSE esteve presente, nos dias 16 e 17 de novembro, em Paris, nas reuniões da Agência Internacional de Energia (AIE) onde estão a ser debatidas questões relacionadas com a segurança energética, possíveis respostas de emergência face a cenários de falha de fornecimento e uma análise sobre a evolução das condições de mercado.

Estas reuniões dos grupos técnicos, que abordam as questões relacionadas com respostas para situações de emergência, gestão de reservas e monitorização das condições do mercado, focaram-se na melhoria de um sistema de resposta colaborativo e solidário supranacional que reforce o conceito de segurança energética, sobretudo no atual cenário de instabilidade na Europa de Leste que tem pressionado os preços energéticos e reconfigurado as condições de produção e distribuição destes bens essenciais para o funcionamento dos países e das economias. A ENSE, na sua qualidade de Entidade Central de Armazenagem (ECA), participa nestes comités técnicos com o objetivo de auxiliar no planeamento estratégico da sua ação e de reforçar o trabalho conjunto que otimize a sua capacidade de executar as suas competências legais.