Face a 2019 houve uma redução nas emissões de CO2 de 3,84% fruto da redução de 3,64% nas vendas de combustíveis rodoviários e de algum incremento do consumo de gasolina em detrimento de gasóleo.
As vendas de combustíveis rodoviários nos postos de abastecimento retalhista de Portugal registaram uma subida considerável durante o ano de 2022, face ao verificado em 2021, traduzido num aumento de 19,92%, com destaque para a gasolina simples (+38,68%) e para o gasóleo simples (+20,74%). Estes números, apesar de ainda demonstrarem a manutenção da preponderância do gasóleo rodoviário, mostram alguma alteração no perfil das vendas reportadas pelos postos através do Balcão Único da Energia com ganhos claros no consumo das gasolinas rodoviárias, o que não será alheio o incremento na comercialização de veículos híbridos à luz das atuais preocupações com a descarbonização do setor da mobilidade e transportes.
Tipo de Combustível (em litros) | Quantidade Vendida 2022 | Quantidade Vendida 2021 | Variação 2022 vs 2021 |
---|---|---|---|
Gasóleo Rodoviário Aditivado | 1 326 389 524,12 | 1 224 149 637,65 | 8,35% |
Gasóleo Simples | 2 474 068 977,14 | 2 049 153 466,38 | 20,74% |
Gasolina I.O. 95 Aditivada | 289 670 237,14 | 241 989 742,96 | 19,70% |
Gasolina I.O. 98 | 34 646 634,75 | 36 427 620,28 | -4,89% |
Gasolina I.O. 98 Aditivada | 56 748 175,93 | 54 733 227,93 | 3,68% |
Gasolina Simples 95 | 925 943 437,48 | 667 679 249,45 | 38,68% |
GPL Auto | 60 091 882,360 | 34 863 700,52 | 72,36% |
Total | 5 167 558 868,92 | 4 308 996 645,17 | 19,92% |
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia
Mesmo se analisarmos a evolução face ao último ano pré-pandémico de 2019, constatamos que, à semelhança do verificado de forma mais global com as introduções ao consumo, regista-se uma aproximação significativa que demonstra a clara normalização e recuperação e que leva a que o total de vendas destes combustíveis rodoviários nos postos retalhistas em 2022 tenha ficado apenas 3,64% abaixo do reportado de 2019. Interessante é ainda analisar que face à evolução do tipo de combustíveis rodoviários vendidos, que há também uma redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2) superior à redução nas vendas nos postos retalhistas, sendo que entre 2019 e 2022, enquanto as vendas nestes postos registaram uma redução de 3,64%, já no que diz respeito às emissões de CO2 para a atmosfera registou-se uma redução de 3,84%, que resulta da descida de 5,12% nas emissões de veículos movidos a gasóleos rodoviários e uma subida de 0,77% nas emissões de veículos movidos a gasolinas rodoviária face ao aumento das vendas deste tipo de combustível.
Tipo de Combustível (em litros) | Quantidade Vendida 2022 | Quantidade Vendida 2019 | Variação 2022 vs 2021 |
---|---|---|---|
Gasóleo Rodoviário Aditivado | 1 326 389 524,12 | 1 527 556 162,00 | -13,17% |
Gasóleo Simples | 2 474 068 977,14 | 2 477 843 220,042 | -0,15% |
Gasolina I.O. 95 Aditivada | 289 670 237,14 | 325 493 878,53 | -11,01% |
Gasolina I.O. 98 | 34 646 634,75 | 40 594 689,97 | -14,65% |
Gasolina I.O. 98 Aditivada | 56 748 175,93 | 61 443 991,90 | -7,64% |
Gasolina Simples 95 | 925 943 437,48 | 869 485 506,91 | 6,49% |
GPL Auto | 60 091 882,360 | 60 117 336,18 | -0,04% |
Total | 5 167 558 868,92 | 5 362 534 785,53 | -3,64% |
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia
Estes indicadores monitorizados pela ENSE são fundamentais para a projeção futura da obrigação de constituição de reservas estratégicas que esta entidade assegura em nome da segurança energética nacional.