Na reunião da ACOMES, que decorreu nos dias 15 e 16 de maio, a ENSE apresentou a evolução do papel das Entidades Centrais de Armazenamento na Transição Energética, e lançou um novo Inquérito europeu.
A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), na sua qualidade de Entidade Central de Armazenagem nacional é membro da ACOMES que junta entidades com responsabilidade na gestão de reservas. Mais uma vez, esta Associação realizou as suas reuniões técnicas nos dias 15 e 16 de maio em Bratislava (Eslováquia), que serviu, como habitualmente, para a concretização de fóruns para a troca de informação sobre indicadores estratégicos de atividade (custos de armazenagem, custos de funcionamento e financiamento), de reflexão e discussão sobre novas abordagens e boas práticas com vista a encontrarem-se novas opções de organização num contexto de diversificação de atividade destas organizações.
A ENSE teve ocasião de fazer uma apresentação sobre de que forma o desafio da transição energética está a conduzir a um ajustamento institucional e organizacional, no sentido de adequar as respostas operacionais a eventuais novas responsabilidades legais. Para tal, lançou um novo questionário que irá permitir identificar a evolução destas entidades e a sua adaptação à necessidade de se reforçar as respostas que incrementem a segurança de abastecimento de energia.