A ENSE visitou recentemente a Biovegetal com o intuito de acompanhar o empreendedorismo da indústria nacional de biocombustível.
A Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. esteve presente nas instalações da Biovegetal S.A., em Vila Franca de Xira, no âmbito de um conjunto de visitas previstas aos operadores do setor energético.
A Biovegetal, S. A., foi fundada em 1997 e tem a sua sede e fábricas em Vila Franca de Xira – Alhandra. Em termos de cadeia de valor, a Biovegetal enquadra-se como unidade de processamento para a produção de biodiesel (FAME). O biodiesel é uma energia renovável destinada à combustão, em motores a diesel, tendo sido desenvolvida com o objetivo de reduzir a dependência energética dos combustíveis fósseis e contribuir para uma redução das emissões de gases de efeito de estufa. A capacidade de produção instalada é de 125 000 ton/ano e a sua produção de biodiesel é certificada pelo ISCC (regime voluntário europeu).
Em 2015, a Biovegetal construiu uma refinaria física, unidade de pré-tratamento para desenvolver energia alternativa a partir de resíduos, nomeadamente óleo alimentar usado (OAU), gordura animal (Cat 3) e mais recentemente resíduos alimentares, incentivando continuamente o desenvolvimento da economia “circular”. É um dos maiores produtores de bioenergia a nível nacional, fornecendo biodiesel não só para Portugal, como para outros países europeus, satisfazendo a necessidade dos seus clientes e proporcionando aos seus colaboradores o desenvolvimento de competências, conhecimento e inovação.
Este produtor beneficia de uma infraestrutura logística multi-hub composta por um excelente acesso rodoviário à principal autoestrada de Portugal, terminais ferroviários e tanques de armazenamento dedicados à movimentação de biodiesel num terminal de produtos petrolíferos e gás de águas profundas no Porto de Lisboa.