No passado dia 29 de maio, Dia Mundial da Energia, Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE, esteve presente no seminário “Desafios da Transição Energética” em Alcanena, a capital da indústria de curtumes.
Encontra-se a decorrer, entre os dias 26 de maio a 02 de junho a Alcanena Green Week, pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa, que conta com várias temáticas, dedicou o dia 29 de maio – Dia Mundial da Energia – aos “Desafios da Transição Energética”. Este é um importante evento para Alcanena, Região e Município, que soube, nas últimas décadas, liderar diversos processos de mudança, convertendo a sua tradicional indústria de curtumes, num moderno e ativo agente na transição energético ambiental, reforçando a sua vertente exportadora e de competitividade.
Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE este presente no seminário, com uma apresentação sobre “A Transição Energética e a Gestão das Reservas Estratégicas e Fiscalização”.
Os temas da transição energética, dos biocombustíveis, do hidrogénio, da descarbonização da economia, as Comunidades de Energia Renovável, entre outros, foram algumas das áreas em debate neste dia.
Ficou patente a necessidade de coexistirem várias fontes renováveis para que seja atingida a tão desejada e necessária neutralidade carbónica, em 2050. Para tal, os dirigentes políticos deverão criar mecanismos de regulação que contemplem a definição de metas estáveis, não limitando, no entanto, as escolhas dos operadores que deverão combinar a dinâmica empresarial com as metas políticas.