A Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. foi convidada a participar, enquanto entidade fiscalizadora do setor energético, para observar este simulacro promovido pela E-REDES, por forma a garantir um sistema eficiente e sem falhas, em situações de elevado impacto.
A ENSE esteve presente na passada sexta-feira, como observadora, num exercício em contexto real, promovido pela E-REDES, no âmbito do Plano Operacional de Atuação em Crise da Rede de Distribuição (POAC-RD), um importante instrumento daquela empresa, que visa garantir a adequada preparação e capacidade de resposta da organização, para reagir e recuperar de situações excecionais que afetem a rede elétrica.
O exercício desenvolveu-se em quatro cenários distintos, correlacionados entre si, com origem num incidente técnico ocorrido na Subestação (SE) Parque. O incidente, que provocou a interrupção do fornecimento de energia a diversas zonas da área envolvente, conduziu à necessidade de interação e intervenção de diversas entidades externas e clientes, tais como a Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Regimento de Sapadores Bombeiros, Instituto Nacional de Emergência Médica, a Maternidade Alfredo da Costa e a Entidade Nacional para o Setor Energético, entre outras.
Na sequência do incidente, a E-REDES assegurou o envolvimento de todos os recursos necessários para garantir o pronto restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes afetados.
Enquanto entidade de fiscalização e responsável pela averiguação das causas dos acidentes no setor energético nacional, a ENSE considera fundamental a sua participação nestas iniciativas para otimizar sinergias com todos os intervenientes, garantindo assim uma cabal resposta do seu Centro de Coordenação Operacional de Energia (CCOE) em situação de crise energética.