As introduções ao consumo registaram, no passado mês de agosto, um crescimento mas com uma desaceleração face ao ritmo de subida que se vinha a verificar, tendo-se constatado uma subida total de 0,57% face ao mesmo período do ano anterior, com incremento de 7,91% na gasolina e de 10,58% no jet por contraponto com a descida de 4,5% no gasóleo.
Introduções ao Consumo (ton) | Jul/23 | Ago/23 | Variação | Variação(%) |
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Cat. A - Gasolina | 116 347 | 123 893 | 7 546 | 6,49% |
Cat. B - Gasóleo (sem jet) | 456 555 | 444 469 | -12 086 | -2,65% |
Cat. B - Jet | 159 480 | 176 026 | 4 975 | 2,91% |
Cat C - GPL + Fuel | 51 883 | 52 714 | 831 | 1,60% |
Totais | 784 265 | 797 102 | 1 266 | 0,16% |
Face ao mês anterior, houve um ligeiro incremento no total de introduções ao consumo de 0,16% (1 266 toneladas), mantendo-se a tendência de aumento na gasolina e jet face às descidas no gasóleo e na categoria C (que inclui o GPL e o Fuel).
Introduções ao Consumo (ton) | Ago/22 | Ago/23 | Variação | Variação(%) |
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Cat. A - Gasolina | 114 817 | 123 893 | 9 076 | 7,91% |
Cat. B - Gasóleo (sem jet) | 465 436 | 444 469 | -20 967 | -4,50% |
Cat. B - Jet | 159 188 | 176 026 | 16 838 | 10,58% |
Cat C - GPL + Fuel | 53 121 | 52 714 | -407 | -0,77% |
Totais | 792 562 | 797 102 | 4 540 | 0,57% |
Se analisarmos estes dados face ao mesmo mês de 2019, constatamos que as introduções ao consumo ficaram 2,53% acima do valor então verificado, apesar de se estar a confirmar a desaceleração já prevista anteriormente.
Introduções ao Consumo (ton) | Ago/19 | Ago/23 | Variação | Variação(%) |
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Cat. A - Gasolina | 111 186 | 123 893 | 12 707 | 11,43% |
Cat. B - Gasóleo (sem jet) | 450 994 | 444 469 | -6 525 | -1,45% |
Cat. B - Jet | 157 612 | 176 026 | 18 413 | 11,68% |
Cat C - GPL + Fuel | 57 676 | 52 714 | -4 963 | -8,60% |
Totais | 777 468 | 797 102 | 19 633 | 2,53% |
Chegados aqui, importa analisar qual o comportamento do total acumulado entre janeiro e agosto e onde constatamos que há uma subida total de 8,20% face ao mesmo período do ano anterior (era de 9,55% no acumulado entre janeiro e julho) e de 4,57% face a 2019 (era de 4,94% no acumulado entre janeiro e julho). Deste modo, resulta claro que, apesar de se manter ainda um crescimento homólogo total ele tem vindo a desacelerar numa trajetória a que não será alheio o reflexo da evolução do contexto macroeconómico (com destaque para a pressão sobre a formação dos preços e o aumento das taxas de juro que conduzem a alguma retração na atividade económica).
No entanto, não é expectável que haja uma descida do total das introduções ao consumo face ao ano anterior, o que conduzirá necessariamente a um reforço da necessidade de reservas petrolíferas a constituir no 2º semestre de 2024.
Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Agosto | 2022 | 2023 | Variação Homóloga (%) |
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Categoria A | 721 610 | 802 447 | 11,20% |
Categoria B (sem jet) | 3 286 849 | 3 441 909 | 4,72% |
Categoria B (Jet) | 972 374 | 1 156 834 | 18,97% |
Categoria C | 424 890 | 447 952 | 5,43% |
Totais | 5 405 724 | 5 849 142 | 4,57% |
Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Agosto | 2019 | 2023 | Variação Homóloga (%) |
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Totais | 5 593 432 | 5 849 142 | 4,57% |