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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo desaceleram em agosto

19/09/2023

As introduções ao consumo registaram, no passado mês de agosto, um crescimento mas com uma desaceleração face ao ritmo de subida que se vinha a verificar, tendo-se constatado uma subida total de 0,57% face ao mesmo período do ano anterior, com incremento de 7,91% na gasolina e de 10,58% no jet por contraponto com a descida de 4,5% no gasóleo.

Introduções ao Consumo (ton)Jul/23Ago/23VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina116 347123 8937 5466,49%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)456 555444 469-12 086-2,65%
Cat. B - Jet159 480176 0264 9752,91%
Cat C - GPL + Fuel 51 88352 7148311,60%
Totais784 265797 1021 2660,16%

Face ao mês anterior, houve um ligeiro incremento no total de introduções ao consumo de 0,16% (1 266 toneladas), mantendo-se a tendência de aumento na gasolina e jet face às descidas no gasóleo e na categoria C (que inclui o GPL e o Fuel).

Introduções ao Consumo (ton)Ago/22Ago/23VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina114 817123 8939 0767,91%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)465 436444 469-20 967-4,50%
Cat. B - Jet159 188176 02616 83810,58%
Cat C - GPL + Fuel 53 12152 714-407-0,77%
Totais792 562797 1024 5400,57%

Se analisarmos estes dados face ao mesmo mês de 2019, constatamos que as introduções ao consumo ficaram 2,53% acima do valor então verificado, apesar de se estar a confirmar a desaceleração já  prevista anteriormente.

Introduções ao Consumo (ton)Ago/19Ago/23VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina111 186123 89312 70711,43%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)450 994444 469-6 525-1,45%
Cat. B - Jet157 612176 02618 41311,68%
Cat C - GPL + Fuel 57 67652 714-4 963-8,60%
Totais777 468797 10219 6332,53%

Chegados aqui, importa analisar qual o comportamento do total acumulado entre janeiro e agosto e onde constatamos que há uma subida total de 8,20% face ao mesmo período do ano anterior (era de 9,55% no acumulado entre janeiro e julho) e de 4,57% face a 2019 (era de 4,94% no acumulado entre janeiro e julho). Deste modo, resulta claro que, apesar de se manter ainda um crescimento homólogo total ele tem vindo a desacelerar numa trajetória a que não será alheio o reflexo da evolução do contexto macroeconómico (com destaque para a pressão sobre a formação dos preços e o aumento das taxas de juro que conduzem a alguma retração na atividade económica).

No entanto, não é expectável que haja uma descida do total das introduções ao consumo face ao ano anterior, o que conduzirá necessariamente a um reforço da necessidade de reservas petrolíferas a constituir no 2º semestre de 2024.

Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Agosto20222023Variação Homóloga (%)
Categoria A721 610802 44711,20%
Categoria B (sem jet)3 286 8493 441 9094,72%
Categoria B (Jet)972 3741 156 83418,97%
Categoria C424 890447 9525,43%
Totais5 405 7245 849 142 4,57%
Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Agosto20192023Variação Homóloga (%)
Totais5 593 4325 849 142 4,57%
Fonte: ENSE, Balcão Único