A ENSE dinamizou, ontem, 19 de outubro, uma sessão online sobre Mobilidade Elétrica em Portugal, no âmbito da iniciativa “Formação entre Pares” promovida pela RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
Pedro Silva, Inspetor da Entidade Nacional para o Setor Energético fez um enquadramento do setor da mobilidade elétrica, apresentando os principais conceitos e a legislação que dita o setor. Além disso, foi apresentado o início da rede nacional para a mobilidade elétrica (rede piloto) até ao panorama atual do setor e os desafios futuros com a nova regulamentação Europeia. Para terminar, ainda se abordaram as vantagens e desvantagens do modelo atual a nível nacional.
A sessão contou ainda com a partilha de experiências de Vânia Fortunato, Técnica no Instituto Regulador dos Serviços de Eletricidade e Água de Angola (IRSEA) e Edson Abdul, Jurista na Autoridade Reguladora de Energia de Moçambique (ARENE) relativamente ao setor e, nestes casos, em concreto, sobre a implementação de um sistema de mobilidade elétrica nesses países.
No final, houve espaço para questões e um debate entre os participantes e oradores que permitiu uma enriquecedora troca de ideias sobre o caminho a seguir no quadro regulatório da mobilidade elétrica e os vários intervenientes no mercado, sejam os operadores de pontos de carregamento, os produtores de energia elétrica, o gestor do sistema elétrico nacional e os próprios utilizadores dos veículos elétricos.
É possível consultar a apresentação da ENSE sobre esta temática aqui.