Na passada sexta-feira, em Lisboa, foi publicamente apresentado o Sistema de Gestão dos Consumos de Iluminação Pública (SGCIP). Desenvolvida pelo Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, esta ferramenta é financiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovada pela ERSE. A ENSE contribuiu para esta iniciativa ao proporcionar o alojamento do sistema e respetivas bases de dados nos seus servidores.
A iniciativa, que representou a primeira apresentação pública da medida SGCIP, decorreu no Planetário de Marinha Portuguesa, em Lisboa, e foi uma oportunidade muito especial para discutir a necessidade de melhorar a eficiência energética na iluminação pública, em território nacional. Segundo o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, “a utilização da plataforma SGCIP permite às Câmaras Municipais simularem, conhecerem e divulgarem junto dos seus munícipes a classificação energética da iluminação. Adicionalmente, a plataforma disponibiliza uma ferramenta para projetistas de iluminação pública elaborarem projetos nesse âmbito, tendo sempre como referência a escolha mais eficiente.”
Durante a mesa-redonda que decorreu da parte da tarde, Fernando Alves Pinto, Vogal Executivo do Conselho de Administração da ENSE abordou a parceria da Entidade Pública com o ISR da Universidade de Coimbra, destacando o apoio facultado desde o início, para o desenvolvimento da ferramenta, nomeadamente através do alojamento do sistema e das respetivas bases de dados na estrutura informática da ENSE.
Na sua intervenção, o Vogal Executivo da ENSE referiu ainda o trabalho desenvolvido no âmbito da fiscalização do setor elétrico e na averiguação de acidentes, bem como da importância da centralização da informação, sobre esta temática, numa única plataforma, com vista a otimizar a colaboração e a comunicação entre todas as entidades envolvidas.
Recorrendo à tecnologia fulldome disponível no planetário de Marinha Portuguesa, os participantes viajaram, ainda, pelo céu estrelado para compreender os efeitos da poluição luminosa.
Para mais informações sobre o SGCIP, clique aqui.