A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) e a Corporación de Reservas Estratégicas de Productos Petrolíferos de Espanha (CORES) promoveram uma reunião online, no passado dia 13 de novembro para partilha de know-how e com vista à promoção de novas formas de estreitar a cooperação já existente entre as duas entidades, nomeadamente no setor dos biocombustíveis.
Durante o encontro, as duas entidades apresentaram o seu papel na monitorização e fiscalização no setor dos biocombustíveis e respetivo sistema de reporte de informação em Portugal e Espanha.
Sobre este tema, em concreto, a ENSE sugeriu uma estratégia conjunta que conduzisse não só à harmonização de procedimentos entre os dois países, mas ainda à implementação de um mecanismo ibérico de controlo de documentação relativo ao movimento transfronteiriço dos biocombustíveis puros ou incorporados.
No fim do encontro, as duas entidades ibéricas aproveitaram igualmente a ocasião para discutir desafios futuros, tanto ao nível das Diretivas Comunitárias como das reservas de bioenergia, concordando sobre os benefícios da formalização de um acordo para partilha de informação sobre a atividade do setor.