A Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. (ENSE) foi eleita, no passado mês de novembro, como coordenadora adjunta do Grupo de Trabalho intitulado “Transição Energética”, no âmbito da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa.
A ENSE recebeu a eleição por parte dos membros da RELOP, assumindo a posição de coordenadora adjunta deste Grupo de Trabalho, cuja liderança principal está a cargo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) do Brasil, responsável pela regulação do setor elétrico brasileiro.
Atualmente, a coordenação do Grupo de Trabalho tem realizado reuniões individuais com todos os países membros, com o objetivo de compreender melhor as realidades e metas específicas de cada nação. Pretende-se, desta forma, desenvolver um plano de atividades que reflita os interesses comuns ao longo do ano de 2024. Estas atividades incluirão sessões online e uma reunião plenária presencial no Brasil. Estes espaços estão a ser concebidos para serem independentes e tecnicamente confiáveis, com enfoque no networking e na criação de material técnico de excelência para impulsionar a implementação da transição energética em cada um dos países membros da RELOP.
Estes grupos de trabalho da RELOP têm como principal objetivo facilitar e aprofundar os contactos e a cooperação entre os membros da Associação, através da partilha de conhecimentos e recursos.