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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo registam descida de 8% em março

18/04/2024

As introduções ao consumo de produtos petrolíferos  registaram, no passado mês de março, uma descida significativa de 8,14% face ao mesmo período do ano anterior, com destaque para a redução de 21,03% na categoria C (GPL+Fuel) e de 11,77% no Gasóleo (excluindo o Jet que manteve uma trajetória de crescimento ao subir 7,9%) e de 3,53% na Gasolina.

Introduções ao Consumo (ton)Mar/23Mar/24VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina100 11596 584-3 531-3,53%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)454 587401 076-53 510-11,77%
Cat. B - Jet124 601134 4509 8487,90%
Cat C - GPL + Fuel 62 55949 402-13 157-21,03%
Totais741 862681 512-60 351-8,14%

Estes dados, registados pelos operadores junto da ENSE através do Balcão Único da Energia, mostram ainda uma subida de 8,85% face ao mês anterior, o que é um comportamento normal, especialmente, face à diferença no número de dias entre os meses de fevereiro e março.

Introduções ao Consumo (ton)Fev/24Mar/24VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina86 87996 5849 70511,17%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)371 735401 07629 3417,89%
Cat. B - Jet116 790134 45017 66015,12%
Cat C - GPL + Fuel 50 67849 402-1 277-2,52%
Totais626 082681 51255 4298,85%

Apesar deste facto, o nível de introduções ao consumo deste mês esteve, ainda, 4,68% acima do verificado no mesmo período de 2019, pelo que será importante monitorizar a evolução destes indicadores nos próximos meses para comprovar qual a tendência que se afirmará e que terá, naturalmente, reflexos nas futuras obrigações de constituição de reservas nos anos de 2025 e 2026 e que serão garantidos pela intervenção da ENSE.

Introduções ao Consumo (ton)Mar/19Mar/24VariaçãoVariação(%)
Cat. A - Gasolina82 99796 58413 58616,37%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)399 553401 0761 5240,38%
Cat. B - Jet110 549134 45023 90021,62%
Cat C - GPL + Fuel 57 95449 402-8 552-14,76%
Totais651 054681 51230 4584,68%

Analisando os valores acumulados no conjunto do 1º trimestre de 2024, constatamos que há um crescimento homólogo face a 2023 na gasolina (+4,55%) e no JET (+6,47%) e um decréscimo no gasóleo sem jet (-5,19%) e na categoria C (GPL+Fuel) de -11,23% que se traduz numa descida total homóloga de 2,47% face a 2023, mas ainda assim 2,42% face a 2019 (último ano pré-pandémico).

Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Março20232024Variação Homóloga (%)
Categoria A264 785276 839 4,55%
Categoria B (sem jet)1 236 2731 172 102-5,19%
Categoria B (Jet)350 211372 8716,47%
Categoria C185 095164 303-11,23%
Totais2 036 3651 986 115 -2,47%
Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Março20192024Variação Homóloga (%)
Totais1 939 1391 986 1152,42%
Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia

A Entidade Nacional para o Setor Energético, na sua qualidade de Entidade Central de Armazenagem (ECA), em Portugal, continua a fazer uma monitorização muito próxima da evolução destes importantes indicadores para a definição das métricas que quantificam os volumes a assegurar para garantir a segurança energética do país no que aos produtos petrolíferos diz respeito.