A Entidade Nacional para o Setor Energético lançou, este mês, um assistente virtual (chatbot) no seu site institucional, o Energy, com vista à otimização e melhoria do serviço prestado junto dos seus operadores e dos cidadãos.
Através da implementação desta ferramenta de Inteligência Artificial (IA), a ENSE vem facilitar e acelerar o acesso à informação dos utilizadores do seu site, criando um mecanismo de resposta interativo em português e inglês.
É assim possível, através da implementação deste agente virtual facultar informação sobre diversas áreas da Entidade Pública, como sejam as Reservas Petrolíferas, Fiscalização, Balcão Único da Energia, entre outras, de forma intuitiva, sem necessidade de contacto telefónico, maximizando os recursos internos para outras tarefas.
Com a implementação deste chatbot, a ENSE reforça a estratégia tecnológica da Entidade, uma das suas grandes prioridades que, a par de outras plataformas digitais já desenvolvidas no âmbito das suas competências no setor, visam sempre modernizar e simplificar os processos com os operadores do mercado.