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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo em Setembro cresceram 2,91%

17/10/2025

As introduções ao consumo de produtos petrolíferos em Portugal registaram no passado mês de setembro uma subida de 2,91% (+21 705 toneladas) face ao período homólogo do ano anterior, com destaque para a subidas de 9,37% na gasolina, 4,67% no jet, de 0,89% no gasóleo e de 2,73% no GPL, por contraponto com a descida de 5,47% no Fuel.  Estes dados globais mostram uma inflexão depois de uma descida no mês de agosto, que regressa a uma trajetória de crescimento global que importa monitorizar nos meses seguintes para se conseguir concluir qual a tendência final do ano de 2025, mantendo-se claro o reperfilamento nos padrões de consumo entre a gasolina e o gasóleo.

Introduções ao Consumo (ton)Set/24Set/25VariaçãoVariação (%)
Cat. A - Gasolina108 092118 22010 1289,37%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)418 223421 9373 7140,89%
Cat. B - Jet169 707177 6397 9324,67%
Cat C - GPL + Fuel 49 56149 493-68-0,14%
Totais745 583767 28821 7052,91%

Fonte: ENSE, Balcão Único da Energia

No que diz respeito à comparação face ao mês anterior, verificou-se uma descida de 1,91% (expectável face à sazonalidade dos picos de consumo nos meses de férias) a que corresponde uma descida de 14 962 toneladas.

Introduções ao Consumo (ton)Ago/25Set/25VariaçãoVariação (%)
Cat. A - Gasolina133 117118 220-14 897-11,19%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)418 768421 9373 1690,76%
Cat. B - Jet185 813177 639-8 174-4,40%
Cat C - GPL + Fuel 44 55349 4934 94011,09%
Totais782 250767 288-14 962-1,91%

Analisando os valores acumulados entre janeiro e setembro deste ano, verifica-se um crescimento total de 1,26% (+82 297 toneladas), em que se constata subidas de 6,18% na gasolina e de 4,11% no jet, por contraponto com as descidas de 0,50% no gasóleo (sem Jet) e de 3,13% na categoria C (sendo que no fuel se registou uma queda de 11,58% enquanto no GPL houve uma subida marginal de 0,40%). Deste modo, apesar de alguns indicadores mensais que apresentam alguns pequenos sinais pontuais de contração, nos valores acumulados dos primeiros 9 meses de 2025, temos ainda um valor total que representa uma subida total das introduções ao consumo, pelo que importa avaliar qual será a linha de trajetória e a sua intensidade nos restantes meses do ano, para perceber se se mantém a tendência de subida ou se haverá alguma inflexão.

Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Setembro20242025Variação Homóloga (%)
Categoria A955 2061 014 2646,18%
Categoria B (sem jet)3 759 1533 740 258-0,50%
Categoria B (Jet)1 370 9351 427 3374,11%
Categoria C456 546442 277-3,13%
Totais6 541 8396 624 1361,26%

A ENSE, como habitualmente, monitoriza de muito perto estes indicadores pois a sua evolução terá consequências no nível de obrigação de reservas de segurança que o país terá de assegurar nos anos de 2026 e 2027.