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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Introduções ao Consumo cresceram 3,06% em outubro

18/11/2025

As introduções ao consumo de produtos petrolíferos, em Portugal, registaram no passado mês de outubro, uma subida de 3,06% (+23 775 toneladas) face ao período homólogo do ano anterior, com destaque para a subidas de 6,76% na gasolina, 3,61% no gasóleo (sem jet) e de 2,09% no jet, por contraponto com a descida de 8,3% no Fuel e de 5,6% no GPL. Estes dados globais mostram a manutenção da trajetória de crescimento global, que importa monitorizar nos meses seguintes para se conseguir aferir a tendência final do ano de 2025, mantendo-se claro que se consolida o reperfilamento nos padrões de consumo entre a gasolina e o gasóleo.

IC's de Outubro de 2025 | Comparação com o Período Homólogo
Introduções ao Consumo (ton)Out/24Out/25VariaçãoVariação (%)
Cat. A - Gasolina111 605119 1527 5466,76%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)447 924464 09316 1683,61%
Cat. B - Jet165 227168 6873 4592,09%
Cat C - GPL + Fuel 53 00549 606-3 399-6,41%
Totais777 762801 53723 7753,06%

No que diz respeito à comparação face ao mês anterior, verificou-se uma subida de 4,46% a que corresponde uma subida de 34 249 toneladas.

IC's Outubro de 2025 | Comparação com o mês anterior
Introduções ao Consumo (ton)Set/25Out/25VariaçãoVariação (%)
Cat. A - Gasolina118 220119 1529320,79%
Cat. B - Gasóleo (sem jet)421 937464 09342 1569,99%
Cat. B - Jet177 639168 687-8 952-5,04%
Cat C - GPL + Fuel 49 49349 6061130,23%
Totais767 288801 53734 2494,46%

Analisando os valores acumulados entre janeiro e outubro deste ano, verifica-se um crescimento total de 1,45% (+106 072 toneladas), em que se constata subidas de 6,24% na gasolina e de 3,90% no jet, por contraponto com as descidas de 0,06% no gasóleo (sem Jet) e de 3,47% na categoria C (sendo que no fuel se registou uma queda de 8,30% enquanto no GPL houve uma descida de 5,60%). Deste modo, apesar de alguns indicadores mensais que apresentam alguns sinais de contração, nos valores acumulados dos primeiros 10 meses de 2025, temos ainda um valor total que representa uma subida global das introduções ao consumo, pelo que importa avaliar qual será a linha de trajetória e a sua intensidade nos restantes meses do ano, para perceber se se mantém a tendência de subida ou se haverá alguma inflexão.

Introduções ao Consumo | Total Acumulado Janeiro a Outubro 2025
Total de Introduções ao Consumo (ton) Janeiro a Setembro20242025Variação Homóloga (%)
Categoria A1 066 8111 133 4166,24%
Categoria B (sem jet)4 207 0774 204 351-0,06%
Categoria B (Jet)1 536 1621 596 0243,90%
Categoria C509 550491 882-3,47%
Totais7 319 6017 425 6731,45%

A ENSE, como habitualmente, monitoriza de muito perto estes indicadores pois a sua evolução terá consequências no nível de obrigação de reservas de segurança que o país terá de assegurar nos anos de 2026 e 2027.