Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Observatório Nacional da Pobreza Energética premeia projetos inovadores de combate à pobreza energética em Portugal

17/12/2025

A Entidade Nacional para o setor Energético (ENSE) esteve, hoje, presente na Cerimónia de entrega do Prémio Ligar – Energia para todos, uma iniciativa promovida pelo Observatório Nacional da Pobreza Energética, no Auditório do IAPMEI, em Lisboa. O júri atribuiu o 1º Prémio ao projeto “Just a Change”, uma Associação dedicada à reabilitação de habitações de indivíduos ou famílias em situação de pobreza habitacional.

O Observatório Nacional da Pobreza Energética (ONPE), criado em 2024 pela Resolução do Conselho de Ministros nº 11/2024, constitui um pilar central da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050 (ELPPE), que ambiciona erradicar este problema. A sua missão é clara: monitorizar a situação da pobreza energética no país, robustecer a base de conhecimento e contribuir ativamente para o desenho, avaliação e implementação de políticas públicas mais eficazes e justas.

O trabalho do ONPE é fundamental para traçar um retrato fiel da pobreza energética em Portugal. Estima-se que entre 609 mil e 660 mil pessoas se encontrem em situação de pobreza energética severa. Um dos indicadores mais flagrantes, e que o observatório acompanha de perto, é a percentagem da população que não tem capacidade para manter a casa adequadamente aquecida, um valor que em 2024 se situava nos 15,7%.

A gestão do observatório está a cargo da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), com o apoio técnico e operacional da ADENE – Agência para a Energia, coadjuvada por uma comissão estratégica e por uma comissão consultiva.

Com vista a distinguir projetos inovadores, sociais e tecnológicos dedicados ao combate à pobreza energética em Portugal, o ONPE, dinamizador do Prémio LIGAR – Energia para Todos, distinguiu, esta manhã, a Associação “Just a Change”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social dedicada à reabilitação de habitações de indivíduos ou famílias em situação de pobreza habitacional, como vencedora do 1º Prémio, no valor de 20 000 euros.

As menções honrosas foram atribuídas à Comunidade de Energia Renovável de Telheiras/Lumiar, à Agência de Energia do Porto e o Fundo Verde de Apoio às Famílias de Cascais.

A participação da ENSE nesta iniciativa reforça o seu compromisso com a construção de um setor energético mais justo, inclusivo e acessível para todos, assegurando que o acesso a serviços energéticos seguros e adequados é uma realidade para todos os cidadãos, em particular para os mais carenciados.

 

Fonte: ENSE