Na sequência das condições climatéricas adversas registadas em Portugal Continental devido à passagem da tempestade Kristin, a ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, ativou o seu Centro de Coordenação Operacional da Energia, encontrando-se a acompanhar de forma permanente a evolução da situação, em particular os distritos mais afetados, como sejam Coimbra, Leiria e Santarém.
No âmbito da informação solicitada a todos os postos de abastecimento registados no Balcão Único da Energia, foram identificados, até ao momento, cerca de uma centena de postos afetados, num universo aproximado de 3.200 postos em funcionamento. A maioria das situações registadas resultou de falhas no fornecimento de energia elétrica, tendo-se registado um caso mais grave, no concelho de Ourém, distrito de Santarém, onde um posto sofreu danos materiais extensos.
Além do encerramento temporário de alguns postos de abastecimento devido às interrupções no fornecimento de energia elétrica, verificaram-se igualmente, em alguns casos pontuais, danos materiais causados pela intensidade do vento, que comprometeram temporariamente a normal operação nos respetivos postos.
Apesar dos constrangimentos registados, não existe, até ao momento, qualquer indicação de problemas significativos no abastecimento de combustíveis em Portugal Continental.
A ENSE mantém um acompanhamento contínuo da situação, prestando apoio aos postos de abastecimento, aos parques de gás e às Unidades Autónomas de Gás (UAG), com o objetivo de assegurar a continuidade do serviço e a célere reposição da normalidade sempre que ocorram perturbações.
A ENSE continuará a monitorizar de forma permanente a evolução da situação através do seu Centro de Coordenação Operacional da Energia, colaborando ativamente com as entidades oficiais no terreno e apoiando as ocorrências identificadas.
É possível consultar, na lista infra, os postos de abastecimento afetados e/ou encerrados. Dá-se nota, no entanto, que esta lista foi elaborada na sequência de comunicações efetuadas junto da ENSE, desde quarta-feira, 28 de janeiro, podendo, entretanto, alguns postos, já se encontrarem operacionais.
Lista de postos afetados pela tempestade Kristin.
Informação publicada e atualizadas às 17h00 de 30 de janeiro de 2026.