Foi publicado um estudo independente, financiado pela Comissão Europeia, intitulado “Energy Storage Study – Contribution to the security of electricity supply in Europe“. Este estudo está organizado em três partes, onde apresenta o estado atual das diferentes tecnologias de armazenamento, a identificação das necessidades dos diferentes tipos flexíveis de soluções de armazenamento para os horizontes 2030 e 2050, e, finalmente, é efetuada uma análise das condições legislativas e regulatórias que devem ser adotadas, com o objetivo de permitir que o mercado alcance os níveis adequados de tecnologias de armazenamento de energia.
Este estudo identifica ainda diferentes barreiras ao desenvolvimento do armazenamento de energia, a nível nacional e da UE, propondo diferentes recomendações para reduzir esses obstáculos e acelerar a penetração de novas tecnologias de armazenamento.
É neste contexto, que soluções inovadoras de armazenamento de energia desempenharão um papel importante para garantir a integração de fontes de energia renováveis na rede nacional e da EU, ao menor custo possível. Só assim, será possível alcançar os objetivos de descarbonização para 2050 no âmbito do “Pacto Ecológico Europeu”, garantindo a segurança de fornecimento de energia na Europa.