Os níveis de introduções ao consumo registadas junto da ENSE pelos operadores obrigados, em junho de 2020, registaram uma recuperação gradual, mas evidente no gasóleo, na gasolina e GPL, sendo que ritmo mais lento, como expectável, continua a ser no Jet, com o setor da aviação ainda fortemente afetado pela pandemia mundial do COVID-19.
Analisando por produto, no caso da gasolina e do gasóleo, houve uma variação homóloga, face a junho de 2019 de -9,27% e -6,94%, respetivamente, enquanto que o GPL e o Fuel registaram já um aumento de 3,83%.
Deste modo e, no que diz respeito às diferentes categorias, de uma forma mais detalhada, a evolução no mês de junho, foi a seguinte:
Introduções ao Consumo de Gasolinas (em toneladas) | 2019 | 2020 | Variação Homóloga |
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Maio | 94 036 | 61 585 | -34,51% |
Junho | 84 328 | 76 510 | -9,27% |

Introduções ao Consumo de Gasóleos, excluindo o JET (em toneladas) | 2019 | 2020 | Variação Homóloga |
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Maio | 433 610 | 339 668 | -21,67% |
Junho | 394427 | 367 067 | -6,94% |

Introduções ao Consumo de JET (em toneladas) | 2019 | 2020 | Variação Homóloga |
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Maio | 144 468 | 11 639 | -91,94% |
Junho | 149 198 | 15 681 | -89,49% |

Introduções ao Consumo de GPL e Fuel (em toneladas) | 2019 | 2020 | Variação Homóloga |
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Maio | 62 268 | 53 613 | -13,90% |
Junho | 47 548 | 49 367 | +3,83% |

Fonte: Balcão Único da Energia – ENSE
Estes valores demonstram já alguma melhoria nos indicadores de procura e de consumo, comparativamente com os valores registados em maio. Deste modo, como esperado, o ritmo de recuperação dos níveis de atividade económica está a ser mais rápido nos setores mais virados para o consumo interno, com reflexo na procura de combustíveis rodoviários e processo produtivo, sendo que os combustíveis de aviação, fruto de uma reabertura muito gradual de fronteiras e rotas, continua a recuperar a uma velocidade bastante mais moderada. Assim, é expectável que ainda demore algum tempo até que o nível de introduções ao consumo se volte a alinhar com a evolução registada pré-pandemia.