Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Entidade Nacional para o Setor Energético: Primeira entidade pública de fiscalização acreditada

26/11/2020

A capacidade de adaptação é a chave do êxito, bem o sabemos. A ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético é uma empresa pública moderna, eficaz e disposta a enfrentar os desafios futuros, através da aposta na qualidade, única via para o sucesso nos novos tempos. Também já sabemos que o setor energético enfrenta mudanças profundas, rápidas e exigentes, bastando para tal verificar que a separação tradicional dos operadores de mercado, que anteriormente intervinham no mercado de forma setorial, é cada vez menos evidente, e as empresas petrolíferas, ou que comercializam apenas derivados do petróleo, pura e simplesmente já não existem, apostando, pelo contrário, na oferta de energia nas suas mais variadas formas.

É por isso que a ENSE E.P.E., na procura de um standard de qualidade e excelência, apostou desde cedo na acreditação da entidade segundo a NP EN ISO/IEC 17020:2013, processo que culminou no passado dia 12 de novembro do corrente ano, com a acreditação desta entidade pública empresarial para atividades de inspeção[1]. Esta acreditação é uma conquista de todos os trabalhadores da ENSE E.P.E., que nos últimos anos pautaram a sua atuação segundo padrões de qualidade, apostaram na eficiência e eficácia na atuação, sempre no sentido da melhoria da organização ao nível dos processos internos e a atenção nas empresas que operam no setor sob responsabilidade da ENSE E.P.E.

Esta acreditação é, pois, uma conquista dos trabalhadores da ENSE E.P.E., que em bom rigor tem como destinatários os operadores do sistema petrolífero nacional, deixando já uma nota prospetiva, no sentido de aplicar estes ensinamentos, e consequentemente a acreditação a todas as competências da ENSE E.P.E., o mesmo é dizer, a todo o setor energético.

A todos, o meu obrigado pelo esforço, vamos continuar a nossa aposta na qualidade.

Filipe Meirinho
Presidente do Conselho de Administração

 

[1] Certificado n.º I0120