Na sequência de uma denúncia a um equipamento localizado num posto de abastecimento no distrito da Guarda, a ENSE E.P.E. e a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) realizaram, no passado dia 14 de março, uma operação conjunta de averiguação, com o objetivo de verificar se o equipamento cumpria com todas as determinações legais em vigor, nomeadamente no fornecimento da quantidade de combustível indicada e faturada.
Nesta operação, os equipamentos de fornecimento foram testados com padrões de volume de 2, 5 e 20 litros, devidamente calibradas pelo IPQ (Instituto Português da Qualidade), respeitando os procedimentos previstos para as operações de controlo metrológico legal.
Na sequência dos ensaios realizados, verificou-se que o equipamento em causa cumpria com os requisitos de bom funcionamento, estando dentro dos erros máximos legalmente admissíveis.
Estes tipos de ensaios são realizados periódica e sistematicamente pela ENSE, a nível nacional. Estas ações são efetuadas aleatoriamente, ou sempre que exista uma reclamação, denúncia, informação ou suspeita de irregularidades num determinado equipamento ou num local.