A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), em colaboração com a E-Redes e a Labelec, realizou uma ação de fiscalização conjunta que resultou no corte de fornecimento de energia elétrica a uma empresa com sede no Porto.
A empresa fiscalizada pela ENSE, em colaboração com a E-Redes e a Labelec, não cumpria os requisitos de segurança e legalidade do Posto de Transformação, colocando em risco a integridade das instalações e dos seus funcionários. Além disso, a empresa do Norte estava igualmente em falta com o pagamento pelo fornecimento de energia elétrica, pelo que a equipa da E-Redes realizou, a pedido do comercializador de energia, manobras de corte, isolando a instalação da rede de distribuição em Média Tensão. A situação em causa, não só comprometia a qualidade e continuidade de serviço da rede elétrica, mas também representava um incumprimento das obrigações contratuais.
A interrupção do fornecimento de energia à empresa teve como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores e a conformidade com a legislação vigente, até que sejam repostas as condições de segurança da instalação, bem como regularizado o pagamento junto do comercializador de energia.