Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE, foi convidado a responder a algumas questões sobre biocombustíveis para integrar um artigo da Revista “Água & Ambiente” do mês de novembro e dezembro. O artigo, conta ainda com a participação de Anabela Antunes, COO da PRIO Bio e Jaime Braga, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Produtores de Biocombustíveis (APPB).
Uma parte da incorporação atual de biocombustíveis ainda tem origem na importação, mas Alexandre Fernandes acredita que a capacidade de produção nacional – que calcula em 300 milhões de litros possa “rapidamente chegar aos 600, 700 milhões de litros”, só em virtude de projetos já anunciados e em curso. Isto “pode significar multiplicar por dois uma atividade corrente que já hoje é importante”, vinca.
Do lado da Entidade Nacional para o Setor Energético, o que se pretende assegurar é que a fiscalização vá ao encontro das necessidades do mercado: “aumentando a nossa fiscalização junto dos operadores e dos produtores, de forma a fazer com que haja, da parte deles, uma atualização permanente daquilo que fazem e lhes é pedido”, realça.
Leia aqui, na íntegra, o artigo “Descarbonização da Mobilidade avança a reboque dos Biocombustíveis” publicado na edição de novembro e dezembro da Revista Água & Ambiente.