SAF – Sustainable Aviation Fuel
“SAF é um termo genérico que se refere aos combustíveis derivados de fontes não fósseis ou “matéria-prima”, onde, através do seu processo de cultivo e produção, trabalha para fechar o ciclo do carbono e, consequentemente, alcançar uma redução significativa nas emissões do ciclo de vida em relação ao combustível de aviação tradicional. Além de reduzir níveis significativos de emissão de CO2 em todo o seu ciclo de vida, a SAF desde a conceção procura garantir um alto nível de integridade em critérios de sustentabilidade mais amplos. Isso inclui matérias-primas que não canibalizam a produção de alimentos, utilizam o excesso de água, promovem o desmatamento incremental ou impacto negativo na fertilidade do solo, desmatamento e biodiversidade. Enquanto os combustíveis fósseis aumentam o nível global de CO2 emitindo carbono que tinha sido anteriormente bloqueado, o SAF recicla o CO2 que foi absorvido pela biomassa utilizada na matéria-prima ao longo da sua vida.”
Fonte: https://www.iata.org/en/programs/environment/sustainable-aviation-fuels/
Combustível de aviação sustentável/Biocombustível para aviação
Tradicionalmente, os combustíveis de aviação são uma mistura de hidrocarbonetos, na qual se inclui principalmente as parafinas normais, as isoparafinas, cicloparafinas e aromáticos. Estes combustíveis são, por norma, obtidos a partir da fração do querosene do petróleo bruto.
Dos diversos tipos de combustível existentes, no que respeita à aviação comercial, o Jet-A e Jet-A1 são as duas tipologias de combustíveis mais usadas.
Os combustíveis de aviação, necessitam de possuir um alto teor energético específico, pelo que, os biocombustíveis líquidos avançados “DROP-IN” são a única opção de baixo teor de CO2 para substituir o querosene a curto/médio prazo. Estes biocombustíveis não contêm compostos oxigenados e apresentam propriedades análogas aos combustíveis fósseis, pelo que podem ser utilizados sem necessidade de adaptação das aeronaves.
Como é senso comum, considerando as preocupações críticas, a nível de segurança, deste meio de transporte, as especificações para os combustíveis de aviação são muito rigorosas, necessitando de passar por processos de certificação.
Assim, uma vez que os biocombustíveis DROP-IN têm as mesmas propriedades que os combustíveis de aviação tradicionais, depois de aprovados no processo de certificação, é possível a mistura com aqueles, garantindo-se a total compatibilidade com a logística de aeronaves e combustíveis.