No âmbito do aniversário da Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana (GNR), que decorreu no dia 21 de setembro, a ENSE participou, na sexta-feira, na Cerimónia Comemorativa que decorreu no Forte do Conde de Lippe, Quartel da Ajuda, em Lisboa.
A cerimónia foi presidida por pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, contando com a presença do Comandante-Geral da GNR – Guarda Nacional Republicana, Tenente-general Rui Alberto Ribeiro Veloso, entre outras entidades militares e civis. Durante a cerimónia, foram impostas condecorações e homenageados os falecidos.
Desde 2020, ano da assinatura de um protocolo de cooperação entre a ENSE e a Unidade de Ação Fiscal da GNR, as duas entidades têm colaborado ativamente na fiscalização do mercado de combustíveis e biocombustíveis. A colaboração entre as entidades fiscalizadoras vai desde a partilha de informação, formação, bem como a realização de ações de fiscalização conjuntas, no terreno, nomeadamente no controlo da qualidade combustíveis adquiridos em Espanha e introduzidos no mercado nacional.
A Unidade de Ação Fiscal da GNR foi criada em janeiro de 2009 e executa regularmente ações de fiscalização e de investigação criminal direcionadas para o combate às infrações tributárias, fiscais e aduaneiras, problemática que representa um impacto de dimensão macro na economia do Estado.