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amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Consumo de Gasolina em Portugal

19/03/2019

São dois os tipos de gasolina comercializados em Portugal, e disponíveis na forma simples ou aditivada- Gasolina 95 I.O. e Gasolina 98 I.O. (I.O. – Índice de Octano).

Como se pode constatar tendo por base os valores comercializados nos postos de abastecimento em Portugal durante o ano de 2018, os níveis de consumo de gasolina de 95 I.O é substancialmente superior, correspondendo a uma percentagem esmagadora das opções dos consumidores.

 

Tabela com os Consumos - Notícia
Gasolina 95 I.O.1 205 998,067 m3 92,33 %
Gasolina 98 I.O. 100 122,840 m37,67%

 

Quanto ao ano de 2019, e tendo em conta os meses de janeiro e fevereiro, assistimos à manutenção deste peso relativo, seja no volume de vendas, seja na percentagem vendas de gasolina 95 I.O. no total das vendas de gasolina rodoviária, sendo que em janeiro foi de 92,73% e em fevereiro de 92,63%.

A diferença entre os dois tipos de gasolina deve-se, nomeadamente, à octanagem ou Índice de Octano (I.O.), ao corante marcador (cor) e ao preço de comercialização, sendo que as características físico-químicas da gasolina rodoviária constam do anexo III, do Decreto-Lei n. 89/2008, de 30 de maio, na sua atual redação, do qual se podem destacar as seguintes informações:

 

a) Teor em octanagem ou índice de Octano (I.O.)

O teor em octanagem ou Índice de Octano é influenciado pela adição de compostos oxigenados (entre eles o etanol), e tem como objetivo a elevação da octanagem, propriedade fundamental para um bom desempenho do motor, ocorrendo em simultâneo uma redução da Tensão de vapor da gasolina e consequentemente a redução da emissão de gases com efeito de estufa.

Na gasolina 95 I.O. o teor em oxigénio é limitado ao valor máximo de 2,7 % (m/m), e a uma percentagem de 5,0 % (V/V) de etanol, sendo a identificação deste produto traduzida por E5.

Já na gasolina 98 I.O. o teor em oxigénio é limitado ao valor máximo de 3,7 % (m/m), e a uma percentagem de 10,0 % (V/V) de etanol, sendo a identificação deste produto traduzida por E10.

 

b) Corante marcador (cor)

Gasolina 95 I.O. – é adicionado o corante marcador, que lhe confere a cor violeta.

Gasolina 98 I.O. – é adicionado o corante marcador, que lhe confere a cor azul.

Os corantes marcadores, são substâncias que quando adicionadas aos combustíveis (em muito baixos níveis de concentração), permitem a diferenciação visual (tanto aos operadores como à entidade fiscalizadora), entre os diferentes tipos de produto, pois há necessidade de distinguir produtos com preços de comercialização diferentes, e permite que Entidade Nacional Para o Setor Energético exerça os respetivos poder de fiscalização sobre esta matéria, no sentido da prevenção de fraudes comerciais, fiscalização que é exercida através de colheitas de amostras em embalagens que permitem a identificação imediata de ambos os carburantes pela diferença de cores.

Deste modo, as diferenças nas características técnicas destes dois tipos de gasolina, ajuda a explicar também a diferente estrutura de custos na formação do seu preço. Já quanto à incorporação de etanol, nos dois tipos de gasolina, esta não deverá exceder os limites máximos legalmente estabelecidos (5,0 % (V/V) para a gasolina 95 I.O. e 10,0 % (V/V) para a 98 I.O.). De referir que o etanol incorporado neste carburante é, na sua totalidade, importado por Portugal.

 

 

Exemplo de amostras de Gasolina 95 i.O. (à esquerda)  de Gasolina 98 i.O. (à direita) colhidas numa operação de fiscalização