Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

Comissão Sectorial de Armazenagem da EPCOL constata reabilitação em curso nas instalações do Depósito POL NATO

23/01/2026

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) acolheu, ontem, nas instalações do Depósito POL NATO de Lisboa (DPNL), a reunião da Comissão Sectorial de Armazenagem da EPCOL. O encontro terminou com uma visita à empreitada de reabilitação das condutas da Zona II do DPNL.

Na visita estiveram presentes António Comprido e Laura Murtinha, em representação da EPCOL. As empresas que integram a Comissão Sectorial estiveram representadas por elementos da BP Portugal, Chane, CLC, Galp Energia, Moeve, OZ, Prio, Repsol, Rubis e SAAGA. Da ENSE, marcaram presença Alexandre Fernandes e Fernando Alves Pinto, Presidente e Vogal Executivo do Conselho de Administração, respetivamente, bem como Mário Pereira, Responsável pelas Instalações do DPNL.

Durante a visita à empreitada de reabilitação das condutas da Zona II do DPNL, os participantes tiveram oportunidade de conhecer o estado de execução dos trabalhos e as principais intervenções técnicas em curso, enquadradas na estratégia de modernização e reforço da segurança das infraestruturas, essenciais para garantir a fiabilidade e resiliência do sistema de armazenamento.

A Comissão Setorial de Armazenagem da EPCOL, é um órgão especializado nas áreas da receção, armazenamento e expedição de combustíveis, desempenhando um papel central na gestão de reservas estratégicas e a segurança do abastecimento em Portugal. A nível internacional, a comissão contribui para o reforço da posição do setor a nível europeu, através da sua ligação à Federação Europeia de Armazenagem (FETSA).

 

Fonte: ENSE