Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE associa-se à Campanha contra os incêndios “Portugal Chama”

09/07/2020

A campanha “Portugal Chama” tem como objetivo mobilizar cada um dos portugueses para uma ação pró-ativa na luta contra os incêndios rurais. É uma Campanha Nacional com a chancela da República Portuguesa, que integra a participação de todas as áreas governativas e serviços tutelados envolvidos na prevenção e combate aos incêndios rurais e que está em televisão, rádio, imprensa, digital e outdoors, juntamente com o site e o número 808 200 520.

Bem sabendo que Portugal é um dos países europeus mais atingido, ano após ano, com incêndios rurais e florestais, torna-se importante sensibilizar e informar a população para a limpeza de terrenos, e do risco associado a diversas atividades/ações, como são fazer queimas e queimadas, lançar foguetes, atirar beatas, entre outras. Através do site, é possível aceder a informação diversificada sobre o tema, incluindo para os mais jovens, desde silvicultura preventiva, regras no uso de maquinaria ou férias em segurança, alertando para os comportamentos de risco.

A campanha lembra também que “a negligência é uma das grandes causas da ignição e propagação do fogo” e que “nos dias mais graves de incêndios é impossível que os recursos operacionais cheguem a todo o lado, por isso a prevenção é mesmo o melhor remédio”.

A ENSE associa-se a esta causa, através da sua comunicação externa e interna, para fazer chegar esta campanha a ainda mais pessoas contribuindo, desta forma, para um país protegido de incêndios.

Respeite as regras e as boas práticas. E em caso de incêndio, ligue 112 e siga as recomendações das autoridades.