Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE coordena atividades do Grupo de Trabalho da Transição Energética da RELOP ao longo de 2025

26/02/2026

Ao longo de 2025, a ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E., coordenou as atividades do Grupo de Trabalho da Transição Energética (GTE) da RELOP – Associação de Reguladores de Energia dos Países de Língua Oficial Portuguesa, afirmando esse grupo como um espaço estruturado e tecnicamente credível de cooperação regulatória no domínio da transição energética.

Sob coordenação da ENSE, o GTE desenvolveu um amplo conjunto de iniciativas voltadas à partilha de conhecimento técnico, à análise de desafios regulatórios e à identificação de soluções comuns, respeitando as diferentes realidades dos países lusófonos. Em particular, destaca-se a realização de oito workshops temáticos, distribuídos ao longo do ano, dedicados a áreas-chave como perdas não técnicas, eficiência energética, auditorias energéticas, tecnologias inteligentes, comunidades de energia, armazenamento de energia, regulação das centrais hídricas, pegadas de carbono e mobilidade elétrica.

Paralelamente, o GTE participou ativamente de eventos institucionais relevantes, com destaque para o Colóquio de Energia da CPLP, a XV Conferência e a Assembleia Geral da RELOP, realizados em outubro de 2025, em Moçambique. No âmbito do Colóquio da CPLP, o Grupo de Trabalho promoveu e dinamizou o Painel II, subordinado ao tema “Eficiência Energética como Pilar da Regulação para a Transição Energética”, reforçando a centralidade do princípio da Eficiência Energética como prioridade na definição de políticas públicas e de enquadramentos regulatórios.

Como resultados concretos do trabalho desenvolvido, o GTE produziu 27 fichas informativas temáticas, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com contribuições de várias entidades reguladoras dos países-membros, incluindo a ENSE. Essas fichas permitiram sistematizar boas práticas e fortalecer a comunicação técnica no âmbito da RELOP. Além disso, foi produzido um vídeo promocional com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho realizado pelo Grupo de Trabalho e pelas entidades que o integram, sensibilizando diferentes públicos para os desafios da transição energética nos horizontes de 2030 e 2050.

Enquanto entidade coordenadora do GTE, a ENSE desempenhou um papel central na dinamização, na coerência temática e na continuidade das atividades, promovendo uma cooperação equilibrada entre os reguladores e reforçando a criação de uma linguagem técnica comum no espaço lusófono.

No conjunto, as atividades desenvolvidas em 2025 consolidaram o posicionamento do Grupo de Trabalho da Transição Energética como um instrumento relevante de cooperação técnica e regulatória, criando uma base sólida para o aprofundamento futuro das iniciativas conjuntas no âmbito da transição energética sustentável e justa.

Em 2026, a ENSE manter-se-á como Coordenadora do Grupo de Trabalho de Transição Energética, dando continuidade às iniciativas já desenvolvidas. Nesse âmbito, pretende prosseguir com a publicação periódica das “Fichas Informativas”, dedicadas à divulgação de casos de sucesso e de tópicos emergentes no domínio da transição energética, bem como assegurar a realização de workshops online destinados à partilha de experiências e boas práticas entre reguladores lusófonos.

Adicionalmente, a ENSE ambiciona desenvolver uma “Caixa de Ferramentas” subordinada ao princípio da Eficiência Energética Primeiro, reunindo orientações, métricas e exemplos práticos que apoiem a sua integração nos processos regulatórios. Está igualmente prevista a submissão de um artigo científico conjunto da RELOP, em coautoria com os membros do Grupo de Trabalho de Transição Energética, com vista à valorização e disseminação do conhecimento produzido no seio da rede.

 


Fonte: ENSE e RELOP