Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE dá formação no curso CEPOL 23/2023

26/05/2023

A ENSE apresentou as suas competências legais e as respostas operacionais na fiscalização do setor energético neste fórum internacional de formação policial.

A Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) foi convidada a integrar o painel de formadores da 2ª edição do curso CEPOL 23/2023, coorganizado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) e pela Agência da União Europeia para a Formação Policial (CEPOL).

A CEPOL é a Agência da União Europeia para a Formação Policial, dedicada à formação de Agentes das Forças de Aplicação da Lei, tendo este curso focado o combate à fraude em matéria de Impostos Especiais de Consumo (IEC). A iniciativa teve lugar nos dias 15 a 19 de maio na Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR em Lisboa e, no decorrer da mesma, a ENSE teve oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho de fiscalização do setor energético, as suas competências legais, o trabalho de terreno desenvolvido pela sua Unidade de Controlo e Prevenção (da fiscalização das instalações às colheitas de amostras, passando também pela avaliação dos acidentes relacionados com o setor), a partilha de informação com outros organismos públicos através do Balcão Único da Energia e, a permanente monitorização que é desenvolvida através do Centro de Coordenação Operacional da Energia (CCOE).

Neste evento foi possível reafirmar-se a importância fulcral da interação, coordenação e articulação entre organismos para reforçar a eficiência na gestão dos meios de resposta e alavancar a eficácia nos resultados apresentados do plano de atividades desenvolvido.