As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no mundo, o que legitima a importância da comemoração de uma data dedicada ao coração. Ontem, dia 29 de setembro, celebrou-se o dia Mundial do Coração.
A pensar no coração de todos os seus colaboradores e visitantes, a ENSE E.P.E. implementou um Programa de Desfibrilhação Automática Externa (PDAE) nas suas instalações. Este programa surge igualmente no âmbito da atual implementação do Plano de Emergência Interno (PEI), que contempla medidas, princípios gerais e a Política de Segurança e Saúde no Trabalho.
O Programa de DAE agora licenciado pelo Instituto Nacional da Emergência Médica (INEM), contempla a formação de operacionais de Suporte Básico de Vida/Desfibrilhação Automática Externa, a instalação de desfibrilhadores e todos os processos de auditoria e controlo médico.
Apesar da não obrigatoriedade legal, este Programa de DAE representa um passo significativo no reforço das condições de segurança dos colaboradores/visitantes, na ENSE, garantindo-se desta forma uma resposta pronta no caso de um evento cardíaco súbito.