Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Instabilidade no setor provocada pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

ENSE mantém nível de rating de A- em 2024

07/10/2024

Foi no passado dia 4 de outubro, que a ARC Ratings, divulgou a avaliação da Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E. (ENSE) atribuída no ano de 2024. A Entidade Pública, cuja pontuação tinha sido alterada em março deste ano – em consequência da melhoria do rating soberano português, manteve o seu nível A-, resultado de uma cobertura confortável da sua dívida financeira líquida proporcionada pelo valor de mercado das suas reservas petrolíferas.

Segundo o relatório da ARC Ratings “o nível de endividamento da ENSE mantém-se inalterado. Tal como estruturalmente pretendido, as despesas da ENSE (incluindo juros das obrigações) têm sido cobertas por receitas, provenientes, principalmente, dos operadores do mercado petrolífero português”.

As receitas da ENSE aumentaram 50,5% no exercício de 2023, para 39,6 milhões de euros, e 58,0% no primeiro semestre de 2024, para 28,3 milhões de euros. O crescimento das receitas da empresa foi impulsionado principalmente pela sua atividade de constituição e gestão de reservas petrolíferas de segurança, que representou 97,9% das receitas totais no exercício de 2023 e 95,1% no 1º semestre de 2024.

Para mais detalhes, é possível aceder ao relatório publicado pela agência europeia de rating, aqui.