Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE marca presença em Assembleia Geral e Conferência da RELOP sobre integração de vetores energéticos

24/11/2023

Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE E.P.E. esteve presente, nos dias 8, 9 e 10 de novembro na ilha do Sal, em Cabo Verde na XVIII Assembleia Geral e XIV Conferência Anual da RELOP sob o tema “Integração de vetores energéticos”. Além destes eventos, os membros participaram ainda em duas visitas técnicas à Estação de Tratamento das águas Residuais (ETAR) de Santa Maria e à dessalinizadora da ELECTRA.

A Assembleia Geral, que decorreu no dia 8 de novembro, em formato presencial, contou com a participação dos doze membros da Associação. Symone Araújo, Presidente da Assembleia Geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil orientou a reunião, na qual se realizaram as eleições para os órgãos sociais da RELOP para o biénio 2024-2025, foi aprovado o Plano de Atividades e Orçamento para 2024, além de discutidas novas iniciativas para fortalecer a cooperação institucional e a participação da RELOP na esfera internacional. Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE, esteve presente na qualidade de Secretário da Mesa da Assembleia.

No dia seguinte, realizou-se a XIV Conferência Anual da RELOP, sob o tema “Integração de Vetores Energéticos”, na qual foram abordados temas como a segurança do abastecimento e a flexibilidade, armazenagem e participação da procura, bem como os desafios na integração de novos vetores energéticos. Jaime Braga, da APPB, Symone Araújo da ANP e Pedro Godinho Matos, da E-Redes, foram alguns dos oradores convidados.

Por fim, no dia 10 de novembro, os membros tiveram oportunidade de efetuar duas visitas técnicas à Estação de Tratamento das Águas Residuais (ETAR) em Santa Maria e à Dessalinizadora da ELECTRA. A gestão integrada da ETAR, com ênfase em energia renovável, destaca-se pela otimização de recursos e sustentabilidade. A Dessalinizadora, responsável por abastecer cerca de 80% da população cabo-verdiana com água potável, assume um papel importante nas ilhas.

As apresentações dos oradores da conferência podem ser consultadas no site da RELOP.

É ainda possível consultar a newsletter da Associação dedicada a este tema, aqui.