A ENSE marcou presença na 3.ª reunião ad hoc, promovido pelo Fórum de Consultadoria para a Energia Sustentável no Setor da Defesa e da Segurança (CF SEEDS) e a Agência Europeia da Defesa, sobre infraestruturas de energia crítica offshore na Europa, realizado em Lisboa nos dias 29 e 30 de junho.
Na iniciativa, de âmbito reservado, estiveram presentes cerca de 20 representantes de países europeus, visando partilhar experiências e perspetivas sobre infraestruturas offshore, mais concretamente sobre produção de energia e segurança na Europa.
Debateram-se os direitos e as obrigações em áreas marítimas não delimitadas/disputadas segundo o direito internacional e as vulnerabilidades de segurança cibernética da infraestrutura de energia crítica offshore.
A ENSE teve a oportunidade de discutir com um grupo internacional com a Defesa Nacional, os riscos e desafios de segurança associados às infraestruturas críticas de energia offshore, em rápida evolução na UE, bem como as suas implicações para o setor de defesa.