Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE melhora nível de rating pelo segundo ano consecutivo

19/09/2023

Na sequência do processo de rating efetuado anualmente pela ARC Ratings S.A., no passado dia 11 de setembro de 2023, a Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. aperfeiçoou o seu nível de BBB+, melhorando a tendência de Estável para Positiva. Este é o segundo ano consecutivo em que a ENSE melhora o seu nível de rating.

O painel de rating realizado pela ARC Ratings, S.A. confirmou o rating público atribuído ao empréstimo obrigacionista de 360,0 milhões de euros emitido pela Entidade Nacional para o Setor Energético, E.P.E., em 6 de agosto de 2008, de “BBB+”, e melhorou a perspetiva de Estável para Positiva.

Esta avaliação do rating assenta na melhoria do rating da República Portuguesa que melhora, implicitamente, o suporte à ENSE, E.P.E., num contexto de uma cobertura confortável da dívida financeira líquida da empresa proporcionada pelo valor de mercado das suas reservas petrolíferas.

Segundo o relatório da ARC, “o nível de endividamento mantém-se inalterado” e as despesas da ENSE (incluindo juros das obrigações) têm sido, como estruturalmente pretendido, totalmente cobertas pelas receitas, provenientes maioritariamente dos operadores do mercado petrolífero português.

Para aceder ao relatório publicado pela agência europeia de rating, clique aqui.