Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE obtém rating A+ em 2025

18/09/2025

A Entidade Nacional para o Setor Energético E.P.E. foi avaliada, em setembro de 2025, pela agência internacional ARC Ratings com a classificação de A+, tendência estável, representando, assim, uma melhoria face à avaliação anterior, que se encontrava em A, tendência positiva.

Esta atualização positiva decorre da recente melhoria do rating soberano de Portugal e da aplicação de uma nova metodologia top-down, que valoriza a relação entre o Estado português e a ENSE. Enquanto entidade pública de relevância estratégica para o país, a ENSE beneficia da forte ligação ao Governo, que detém a totalidade do seu capital e serve de garante financeiro em caso de incumprimento.

A ARC Ratings destaca a relevância estratégica da ENSE enquanto entidade central de armazenagem de reservas de petróleo e produtos petrolíferos, bem como a sua responsabilidade, mais recente, na constituição das reservas de gás natural. Sublinha igualmente a capacidade confortável da ENSE para cobrir a sua dívida financeira líquida através do valor de mercado das reservas que gere, o que reforça a sua estabilidade financeira.

A atribuição do rating A+ confirma a solidez da ENSE e reconhece a importância da sua atuação na garantia da segurança energética nacional, contribuindo para a confiança do setor e para a resiliência do país face a eventuais desafios no abastecimento energético.

Aceda à informação completa aqui.