Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE participa em evento da Mobi.e sobre “Infraestruturas de Carregamento de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal”

25/10/2023

Alexandre Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da ENSE, esteve ontem presente na apresentação do Estudo “Infraestruturas de Carregamento de Apoio à Transição Energética da Mobilidade em Portugal”, da MObi.e. Na sua intervenção, o Presidente falou sobre o “Mercado de Carbono”.

O Estudo, desenvolvido pela TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas, conclui que até 2050, deverão ser investidos cerca de 1,7 mil milhões de euros no crescimento da rede de carregamento de veículos elétricos, incluindo os veículos pesados. Este montante prevê ainda a criação de uma rede nacional de abastecimento de hidrogénio. Este investimento vai permitir uma poupança adicional de 3,3 milhões de toneladas de CO2, com um benefício económico estimado de 1,9 mil milhões de euros.

A iniciativa da Mobi.e que decorreu na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, contou ainda com a presença de Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Débora Melo Fernandes, Partner da Gama Glória, João Filipe Nunes, Diretor de Gestão de Clientes da E-REDES e Carlos Correia, Presidente da Administração do Porto de Lisboa.