Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE participa em Reunião da ACOMES na Hungria

08/09/2025

A Entidade Nacional para o Setor Energético está presente, entre os dia 8 e 10 de setembro, na reunião anual da ACOMES que, na sua edição de 2025, ocorre em Budapeste (Hungria).

A reunião, que junta as Entidades Centrais de Armazenagem de cerca de três dezenas de países, tem como objetivo central debater temas relevantes sobre as novas abordagens estratégicas na planificação e implementação de soluções eficientes de armazenagem e de reforço dos planos para garantir a segurança energética num cenário de transição, onde se incentiva a aposta em novas fontes energéticas.

Para além disso, são também discutidos a evolução de novas soluções de gestão e otimização de processos nestas entidades, a concretização de medidas de segurança operacional, bem como uma análise e reflexão das necessidades energéticas num mix que se deseja equilibrado, a descarbonizar as sociedades e mais sustentável, mas sempre alinhado com o estilo de vida das sociedades à volta do globo.

A ENSE esteve representada pelo seu Chefe da Unidade de Reservas Petrolíferas, Nuno Matias e pela Gestora de Operadores, Marta Rocha.