Skip to main content
amarelo
Nível de Risco
Existência de indícios de possíveis problemas que possam afetar significativamente o sector petrolífero.A probabilidade de se tornar uma ameaça real é baixa, mas deverá existir uma monitorização contínua da situação.

Causes:
Devido aos problemas de fornecimento elétrico, a ENSE encontra-se a monitorizar os impactos no Setor Petrolífero Nacional.

ENSE participa em reuniões técnicas da AIE

21/03/2024

A Entidade Nacional para o Setor Energético, na sua qualidade de Entidade Central de Armazenagem (ECA), está a participar nas reuniões do Grupo Técnico sobre Condições de Mercado e do Grupo Técnico sobre Questões de Emergência da Agência Internacional de Energia (AIE) que se encontram a decorrer nos dias 21 e 22 de março, em Paris, na sede deste organismo internacional.

A ENSE fez-se representar pelo Chefe da Unidade de Reservas Petrolíferas, Nuno Matias, nestas reuniões onde se debatem temas relacionados com a monitorização dos mercados internacionais e as resposta que reforçam a segurança energética das nossas sociedades, a evolução dos indicadores de oferta e de procura, ou os desafios colocados com situações extraordinárias como o conflito na Ucrânia e a insegurança no Mar Vermelho.

Para além disso, nestas reuniões têm sido apresentados temas relevantes como a evolução do setor energético neste contexto fundamental de transição energética onde é importante enquadrar novas soluções, investigação e investimentos que permitam adequar as respostas energéticas para as necessidades globais de consumo que se desejam alinhadas com o objetivo civilizacional de descarbonizar e acrescentar sustentabilidade.