A ENSE foi convidada a participar, no dia 7 de novembro, no workshop “Combustíveis para a aviação: O que falta fazer para uma implementação bem-sucedida do ReFuelEU em Portugal”, uma iniciativa organizada pela Associação Zero – Sistema Terreste Sustentável, cujo objetivo foi debater os desafios e soluções para o sucesso da implementação deste Regulamento.
Fernando Alves Pinto, Vogal Executivo do Conselho de Administração da ENSE interveio no Painel “A implementação do ReFuelEU em Portugal” onde teve oportunidade de apresentar o papel da Entidade na fiscalização de combustíveis sustentáveis na aviação, reforçando que “a ENSE controla e fiscaliza a introdução ao consumo de combustíveis sustentáveis, incluindo biocombustíveis e SAF, cujo controlo é realizado através da verificação dos reportes dos operadores no Balcão Único da Energia (BUE)”.
Além disso, o dirigente da ENSE mencionou o papel do seu Centro de Coordenação Operacional de Energia (CCOE), através do qual foi possível monitorizar e acompanhar a crise energética ocorrida em 2019 e, foi garantido, com eficácia, o abastecimento de combustível de aviação nos aeroportos portugueses.
Na iniciativa estiveram igualmente presentes, o Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, Artur Sousa da ANAC, Paulo Martins da DGEG, Jorge Alves da ANA, Maria João Calha da TAP, entre outros especialistas do setor.
Para asisitir à gravação do workshop, clique aqui.